Pular para o conteúdo principal

MEMÓRIAS DO TEATRO BRASILEIRO - HAM-LET de Zé Celso Martinez Corrêa

HAMLET - montagem do Oficina Uzyna Uzona;
direção: Zé Celso Martinez Corrêa 

    Depois de uma temporada de um ano em São Paulo, em agosto de 1994, a Companhia de Teatro Oficina Uzyna Uzona trouxe para o Rio de Janeiro a incrível HAM-LET, dirigida por seu líder José Celso Martinez Corrêa. 

    Para a montagem carioca, o cenógrafo Hélio Eichbauer, utilizando-se da arquitetura do pátio interno do casarão que abriga a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, concebeu o espaço cênico no qual a dramaturgia elisabetana do século XVI ganhou expressão na concepção de Zé Celso para a obra de Shakespeare, na última década do século XX. 

    A temporada carioca ofereceu apenas oito apresentações, que duravam cinco horas e meia, incluindo três intervalos, de quinze minutos cada. Na noite de estreia, o espetáculo terminou às 2:40hs do dia seguinte, e quase totalmente às escuras, pois, lá pelas tantas, a luz do palco entrou em pane. 

    "Ham-let" contava com as atuações de Christiane Torloni na pele da Rainha Gertrudes, além do próprio Zé Celso (atuando em um palco carioca, depois de 21 anos) como o pai-fantasma da personagem-título. Hamlet era Marcelo Drummond), Rei Cláudio foi vivido por Valney Costa e Polônio por Pascoal da Conceição. 

    "Zé Celso é fantástico e a peça incorporou até a falta de luz. Adorei, estava na maior expectativa", declarou, na ocasião, Marieta Severo. "Achei a peça plástica e musicalmente perfeita. É um ato corajoso do Zé Celso, que quebrou mais uma vez a espinha dorsal dos espetáculos", disse Jards Macalé. De minha parte, jamais esquecerei aquela experiência dionisíaca à céu aberto, sentada ao lado de um Caetano Veloso inquieto, maravilhado.

Cecilia Rangel

Comentários

  1. Olá. Acabei de descobrir hoje que a música "Se eu Fosse", da trilha nacional de Perdidos de Amor e interpretada por Cacá (Camila Farias) e Bruno (Ricardo Bruno), na verdade pertence ao projeto Tateando e foi escrita por Virginia Adams, empresária infantil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A CANDIDATURA

"Eu vou aproveitar que vocês estão aí à toa mesmo, não estão fazendo nada, e vou lançar a minha candidatura. Eu sou candidato, embora não pareça. Muitos já começaram em piores condições, e acabaram deixando o país em piores condições.  Meus e minhas, senhores e senhoras, meu partido é o PSJ, Partido Sem Juscelino.  Tão assombregético e camalioso que vem milatinar nas congitivas abserviácias para conscrucar a crisocilácea dos acarinídeos incubercitosos. E com que sastifação manifesto a sermenêutica na pretuberância das efervecências securitárias que catilinam as mesocerbáceas (!!!) para enoblefar a dianocésia purificosa das lotarinosas. Qüem? Qüem - e disse-o bem - qüem... Qüem de vozes poderá nos aquilongar a passagem himênica da periferia básica para estruturar o caldeamento dos equiloláceos esburifinosos?  Não... !!! Não me entenderão aqüeles qüi selvaminarem nas hepúrbias violáceas clínicas, para conseguirem o qüê?  O qüê, pergunto eu, e ninguém me res

HOMENS QUE ESCREVEM PROVOCANDO

MÁRIO QUINTANA "Todos estes que aí estão atravancando o meu caminho, Eles passarão  Eu passarinho."  PABLO NERUDA "Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto, entre as duas coisas você coloca ideias."  TRADUZIR-SE "Uma parte de mim é todo mundo; outra parte é ninguém; fundo sem fundo. Uma parte de mim é multidão; outra parte estranheza e solidão. Uma parte de mim pesa e pondera; outra parte delira. Uma parte de mim almoça e janta; outra parte  se espanta. Uma parte de mim é permanente; outra parte se sabe de repente. Uma parte de mim é só vertigem; outra parte, linguagem. Traduzir uma parte na outra parte  - que é uma questão de vida e morte - será arte?" FERREIRA GULLAR ISADORA DUNCAN "E bate louco, bate criminosamente, coração mais do que a mente, bate o pé mais do que o corpo poderia. E se você mentaliz