Pular para o conteúdo principal

HOMENS QUE ESCREVEM PROVOCANDO




MÁRIO QUINTANA
"Todos estes que aí estão
atravancando o meu caminho,
Eles passarão
 Eu passarinho." 

PABLO NERUDA
"Escrever é fácil:
você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto,
entre as duas coisas você coloca ideias." 

TRADUZIR-SE
"Uma parte de mim
é todo mundo;
outra parte é ninguém;
fundo sem fundo.
Uma parte de mim
é multidão;
outra parte estranheza
e solidão.
Uma parte de mim
pesa e pondera;
outra parte delira.
Uma parte de mim
almoça e janta;
outra parte 
se espanta.
Uma parte de mim
é permanente;
outra parte
se sabe de repente.
Uma parte de mim
é só vertigem;
outra parte,
linguagem.
Traduzir uma parte
na outra parte
 - que é uma questão
de vida e morte -
será arte?"

FERREIRA GULLAR

ISADORA DUNCAN
"E bate louco, bate criminosamente, coração mais do que a mente,
bate o pé mais do que o corpo poderia.
E se você mentalizasse na folia, sabe lá se não seria a solução
pra de manhã pensar melhor?
E caso fosse, a incompatibilidade entre corpo e consciência iria desaparecer.
Você não vê como o corpo preparado pode ser iluminado
como a luz de uma fogueira que precisa se manter?
E atingido pela plena consciência de que o corpo em decadência
faz a sua consciência esmorecer.
Pelos poros elimina-se o que o corpo não precisa,
e não precisa pra pensar abdicar desse prazer.
Se você dançar a noite inteira não significa dar bobeira de manhã,
se alienar ou esquecer.
É a busca do supremo equilíbrio, num processo inteligente,
sua mente clarear sem perceber.
E a intelectualidade pode dançar sem receio.
Descanso é pra alimentar e trabalhar sem anseio.
Eu estou olhando pra ponta, mas não esqueço do meio.
Quem acha o corpo uma ofensa, falo sem demagogia,
pode dançar esta noite e amanhã pensar (quem diria?)
Quem não entendeu, eu lamento, quero que entenda algum dia."
OSWALDO MONTENEGRO

  
NELSON RODRIGUES
"A causa de todas as doenças, sejam físicas, sejam psíquicas,
é a impotência de sentimento.
Desde o câncer no seio até a brotoeja,
tudo é falta de amor."

"Sua muito o sujeito que ganha pouco. E sua pouco o sujeito que ganha muito.
Pode parecer um jogo de palavras, mas esta é, vos digo,
uma verdade eterna.
Há uma relação nítida e taxativa entre a transpiração e o ordenado."

FIREDRICH WILHELM NIETZSCHE
"Não há besta sem crueldade."
"As convicções são cárceres."
"A moralidade é o instinto do rebanho no indivíduo."
"O Político divide os seres humanos em duas classes:
instrumentos e inimigos.
E por falar nisso, este ano (2010) tem... 


DISCURSO DE CANDIDATURA
"Eu vou aproveitar que vocês estão aqui, e não estão fazendo nada,
e vou lançar a minha candidatura:
Eu sou candidato, embora não pareça.
Muitos começaram em piores condições e acabaram deixando o país em piores condições.
Meus e minhas, senhores e senhoras,
o meu partido é o PSJ, Partido Sem Juscelino.
Tão assobregético e camalioso, que vem milatinar as congitivas abserviáceas,
para enoblefar as protuberâncias dos acarinídios incubercitosos
no encaldeamento das efervecências securitárias,
que catilinam as mesocerbáceas!
Para conjuminarem a pneumatose dos meus adversatórios
cadilac edíase guarda-via legal! 
E não me entenderão aqüeles qüi não eqüilongarem nas hermenêuticas violácias clínicas,
para conseguirem o qüê?
O quê?
Pergunto eu, e ninguém me responde, porque ninguém entendeu bulhufas!!!"
pelo GENIAL JOSÉ VASCONCELLOS

Comentários

  1. Nossa!!! Fiquei encantanda com o texto do Nelson... maravilhosa verdade e realidade.. homem fantástico de sabedoria sem tamanho!!! Adorei... excelente escolha!!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. "A causa de todas as doenças, sejam físicas, sejam psíquicas,

    é a impotência de sentimento

    nosssa...nossa...nossa... nelson...nossa...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MEMÓRIAS DO TEATRO BRASILEIRO - HAM-LET de Zé Celso Martinez Corrêa

HAMLET - montagem do Oficina Uzyna Uzona; direção: Zé Celso Martinez Corrêa       Depois de uma temporada de um ano em São Paulo, em agosto de 1994, a Companhia de Teatro Oficina Uzyna Uzona trouxe para o Rio de Janeiro a incrível HAM-LET, dirigida por seu líder José Celso Martinez Corrêa.      Para a montagem carioca, o cenógrafo Hélio Eichbauer, utilizando-se da arquitetura do pátio interno do casarão que abriga a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, concebeu o espaço cênico no qual a dramaturgia elisabetana do século XVI ganhou expressão na concepção de Zé Celso para a obra de Shakespeare, na última década do século XX.      A temporada carioca ofereceu apenas oito apresentações, que duravam cinco horas e meia, incluindo três intervalos, de quinze minutos cada. Na noite de estreia, o espetáculo terminou às 2:40hs do dia seguinte, e quase totalmente às escuras, pois, lá pelas tantas, a luz do palco entrou em pane.      "Ham-let" contava com as atuações de Christiane Torl

A CANDIDATURA

"Eu vou aproveitar que vocês estão aí à toa mesmo, não estão fazendo nada, e vou lançar a minha candidatura. Eu sou candidato, embora não pareça. Muitos já começaram em piores condições, e acabaram deixando o país em piores condições.  Meus e minhas, senhores e senhoras, meu partido é o PSJ, Partido Sem Juscelino.  Tão assombregético e camalioso que vem milatinar nas congitivas abserviácias para conscrucar a crisocilácea dos acarinídeos incubercitosos. E com que sastifação manifesto a sermenêutica na pretuberância das efervecências securitárias que catilinam as mesocerbáceas (!!!) para enoblefar a dianocésia purificosa das lotarinosas. Qüem? Qüem - e disse-o bem - qüem... Qüem de vozes poderá nos aquilongar a passagem himênica da periferia básica para estruturar o caldeamento dos equiloláceos esburifinosos?  Não... !!! Não me entenderão aqüeles qüi selvaminarem nas hepúrbias violáceas clínicas, para conseguirem o qüê?  O qüê, pergunto eu, e ninguém me res